quinta-feira, 5 de julho de 2012

Retrato


   Retrato é uma obra de arte muito importante pois a partir do desenho que fazemos passamos as emoções  de quem é retratado para o suporte.  O retrato foi sempre muito utilizado ao longo da historia. As pessoas de grande estatuto social, como reis, queria um quadro para colocar nas suas paredes podendo assim demonstrar o  seu poder e deixar a sua marca para as gerações futuras. 
  Porém a mão do artista foi pouco a pouco sendo substituída pelo clique de uma maquina.  A maquina fotográfica é boa, eu também gosto de tirar fotografias e fico impressionada com algumas. Mas aqueles que gostam do desenho devem dar assas ao lápis ou material para se expressarem. 
  Voltando para o retrato, adoro fazer os olhos e por vezes tenho a terrível tendência de  os trabalhar e "esquecer" o resto sendo mais difícil  depois ver a evolução total.  Eu estou pouco a pouco a melhorar este tipo de desenho. Os meus primeiros, feitos no nono ano, estavam de  colocar as mãos na cabeça, os olhos azeitonas, a cara quase da mesma tonalidade, resumindo um desastre. Uma pessoa só evolui se vir os erros que fez, corregindo-os e tentando melhorar com trabalho e dedicação.  Não desistindo e sendo persistente.  
Sandra Laranjeira 






Sem comentários:

Enviar um comentário